Título: Indigo Prophecy (Farenheit)
Gênero:
Aventura/Interativo
Plataformas: PS2,
PC
Ano: 2005
Produtora: Quantic
Dream
Distribuidora:
Atari
Imagine ser possuído por uma entidade
desconhecida, matar um homem igualmente desconhecido no banheiro de um
restaurante, e, no momento desse ato ter a visões de uma criança pedindo ajuda?
E para piorar ninguém à sua volta acreditará em sua inocência? É com essa
premissa que se inicia esse grande título do diretor David Cage, o mesmo
responsável pelo magnífico Heavy Rain
(PS3,XBOX 360).
O jogo produzido pelos estúdios
Quantic Dream e distribuído pela Atari (Enter the Matrix, Driver 3) foi lançado
em 2005 e teve versões para PC e PS2.
História
A trama se passa na cidade de
Nova Iorque (EUA) e tem início com o personagem Lucas Kane em um monólogo sobre
as “coisas da vida”. Logo após a cena muda para um pacato restaurante de
esquina onde todos estão tranquilos e apreciando suas refeições, no banheiro
desse restaurante se encontra um homem que não tem o nome revelado fazendo suas
necessidades normalmente, mas quando ele se dirige a pia para lavar as mãos,
algo muito terrível acontece, ele é assassinado pelo personagem principal,
Lucas Kane, que aparentemente está tomado por alguma força sobrenatural.
Agora o jogador precisa achar respostas para esse acontecimento e tentar provar a inocência de Lucas Kane. Para a solução do caso, a polícia coloca Tyler Miles, um detetive com jeito de boa praça, e a detetive Carla Valenti, uma mulher bonita e muito durona.
A história se desenrola de várias maneiras, por isso você pode jogá-lo mais de uma vez e ter assim até três finais diferentes, e o final que você chegar dependerá de suas escolhas durante o jogo.
Indigo Prophecy tem em sua maioria o gênero adventure, mas também tem pontas de suspense e em alguns momentos um leve terror.
Jogabilidade
O jogo possui uma jogabilidade
simples, e que responde bem aos comandos, no jogo existem duas movimentações
diferentes, as movimentações externas (praças, parques, ruas) que se recomenda
o uso do manete analógico esquerdo. E as movimentações internas, essas muito
semelhantes à jogabilidade de Resident Evil 1, 2 e 3, nessas movimentações se
recomenda o uso dos botões direcionais.
Mas no jogo o que será mais utilizado serão os analógicos, e por que será assim na maior parte do tempo? No game não existem comandos para atacar, atirar, etc. As cenas de ação são definidas por um minigame dos analógicos, sendo assim, se o jogador tiver um mau desempenho no minigame, verá a tela de game over, ou terá o caminho no game mudado, e se obtiver sucesso prosseguirá com a história, um exemplo dessas cenas é uma em que Lucas Kane é rendido por policiais e tem de fugir para escapar de ser preso.
Mas no jogo o que será mais utilizado serão os analógicos, e por que será assim na maior parte do tempo? No game não existem comandos para atacar, atirar, etc. As cenas de ação são definidas por um minigame dos analógicos, sendo assim, se o jogador tiver um mau desempenho no minigame, verá a tela de game over, ou terá o caminho no game mudado, e se obtiver sucesso prosseguirá com a história, um exemplo dessas cenas é uma em que Lucas Kane é rendido por policiais e tem de fugir para escapar de ser preso.
Ao jogar você é livre para
explorar o cenário, olhar armários, abrir janelas, portas e uma gama de coisas,
inclusive tocar um blues na guitarra para relaxar, é isso mesmo, relaxar, em
Indigo Prophecy você deve manter a barra de estado mental em alta, essa barra
varia de neutro ao derrubado, passando por tenso, triste, deprimido, etc..
Se a barra de estado mental zerar, o jogo acaba, sendo com Lucas Kane cometendo suicídio ou se entregando à polícia, ou com Carla e Tyler entregando seus distintivos.
Sim, você não leu errado, Carla e Tyler também são jogáveis, e esse foi um dos grandes trunfos do game, Você jogará com Lucas, que está fugindo, e com os policiais, que estão caçando, isso te dá uma sensação de envolvimento com a trama.
A trama conta com uma reviravolta que deixará o jogador boquiaberto, começando com um simples crime comum, e revelando uma profecia que pode definir o destino da humanidade.
Gráficos
Os gráficos estão na média para a
época, nem muito bons, nem horríveis, as expressões faciais estavam razoáveis e
os bugs eram quase inexistentes.
As cutcenes são do gameplay, ou seja, o game não possui CGs, mas isso não tira sua qualidade, pois quase todas as cutcenes eram interativas, como minigame dos analógicos.
As cutcenes são do gameplay, ou seja, o game não possui CGs, mas isso não tira sua qualidade, pois quase todas as cutcenes eram interativas, como minigame dos analógicos.
Som
Os sons do game são muito bons e
muito variados, como barulhos de tiros, passos e entre outros são muito
satisfatórios.
A trilha sonora se destaca, pois variam muito de situações, por exemplo: no apartamento de Lucas Kane, você pode ligar o rádio e escutar quatro faixas de uma banda canadense chamada Theory of a Dead Man, e nas cenas de ação, músicas clássicas que aumentam a tensão do momento.
A trilha sonora se destaca, pois variam muito de situações, por exemplo: no apartamento de Lucas Kane, você pode ligar o rádio e escutar quatro faixas de uma banda canadense chamada Theory of a Dead Man, e nas cenas de ação, músicas clássicas que aumentam a tensão do momento.
Opinião
Indigo Prophecy
é um ótimo jogo, com uma trama envolvente e surpreendente, e que conta com
personagens muito carismáticos, que te prenderá ao videogame até que seja
terminada, e prenderá novamente por causa de seus inúmeros caminhos e escolhas.
Altamente recomendado para fãs de filmes e livros, por possuir um enredo tão
rico e completo, e que é capaz de intrigar até o mais casual dos jogadores.
Concluindo
Indigo Prophecy (Farenheit na
versão européia) é um game muito recomendado para pessoas que gostem de uma
historia complexa e surpreendente, pode não ter os melhores gráficos da época,
mas ainda sim razoáveis. Se você espera um gameplay acelerado, com lutas ou
tiroteios, passe longe desse título, entretanto se você é fã de jogos de
aventura e gosta de interação, esse jogo é uma boa pedida. Classificar o jogo
apenas como adventure seria injusto, visto que por seu estilo único, ganhou o
status de “filme interativo”.
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